ILHA DA BOA VISTA

Geografia

A ilha da Boa Vista, a mais oriental das ilhas de Cabo Verde, distando cerca de 500 km da costa africana, é a terceira ilha do arquipélago em dimensão, com uma superfície de 620 km2. Possui uma forma quase circular, e uma grande predominância de praias, sobretudo na costa Oeste e Sudoeste. Este facto, associado às áreas de interesse ambiental, localizadas desde a costa Norte à costa Sudeste, confere-lhe um enorme potencial turístico.
A pluviosidade é normalmente muito reduzida, entre 75 mm e pouco mais de 120 mm. As temperaturas médias anuais são de 24 a 25 ºC. Os ventos sopram com relativa intensidade durante todo o ano, sofrendo uma ligeira diminuição durante o verão. A humidade relativa média desce raramente abaixo de 60% e situa-se na maior parte do tempo entre os 70 e os 90%. as terras baixas, limitando-se o sistema montanhoso a pequenas colinas, sendo o ponto mais alto o Monte Estancia, com 387 metros de altitude. As dunas podem atingir vários metros de altura, e pelo seu elevado valor paisagístico e ecológico, desempenham uma função primordial na protecção e conservação da costa, com um importante papel contra a erosão das praias, funcionando como reserva de areia para a protecção destas.
A parte oriental da ilha é caracterizada por uma grande concentração de recursos naturais, como sejam populações reprodutoras de tartarugas marinhas, colónias de aves marinhas, campos de dunas, zonas húmidas e fauna associada, colónias de corais, espécies singulares de peixes, ninhos de guincho, espécies raras de aves e árvores milenárias, como calabaceira, figueira-brava e amendoeira, conferindo à ilha um enorme valor ecológico.
Os fortes ventos alísios que sopram do nordeste, criam um corredor de areia que atravessa praticamente toda a zona oeste pelo que predominam, nesta zona e no sudoeste da ilha, terras baixas e extensos areais. A parte oeste da ilha está vocacionada para turismo convencional, e a leste, para os valores ambientais. É na parte oeste que se encontram as ZDTI.

Demografia

Segundo o Censo de 2010, a população da ilha é de 9.162 habitantes, e destes, cerca de 41% é população rural, embora esta não viva da agricultura. Dada a extensão da ilha (é a terceira maior ilha em extensão), a densidade populacional é extremamente baixa.
Existe uma maioria de população masculina na ilha (59,2%) devido à emigração feminina, em particular para Itália. A população entre os 15 e os 64 anos representa 71,4% do total, com os menores de 15 anos a constituírem 22,6% dos residentes. A taxa de actividade é de 78,9% e a taxa de desemprego em 2010 cifrava-se em 5,7%.

Potencialidades e aptidões turísticas

As características geográficas gerais da ilha da Boa Vista em que ressaltam as praias extensas e muito adequadas à prática balnear, sobretudo na costa Oeste e Sudoeste (à excepção da ZDTI do Morro de Areia que apresenta uma costa rochosa com uma zona marítima de concentração de tubarões em certas épocas) e a possibilidade de articulação e complementaridade das áreas de interesse ambiental, que ocupam a frente oposta da ilha desde a costa Norte à costa Sudeste, conferem-lhe um perfil potencial dominante de “turismo balnear familiar” com uma importante componente de “turismo ambiental”.
A componente ambiental que, de acordo com o princípio da protecção activa, deverá ter associada alguma capacidade de alojamento, assume uma atractividade própria, face ao crescente interesse nos temas ambientais. Para além disso a componente ambiental terá um papel valorizador e enriquecedor da experiência oferecida ao turismo balnear convencional.

Oportunidades de investimentos

Nessa pagina será possível encontrar informações sobre as possibilidades de investimentos na ilha da Boa Vista: OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS

Área: 620 Km2
População: 9.162
Maior centro urbano: Cidade de Sal Rei
Municípios: Boa Vista
Grupo: Barlavento
Pluviosidade: 75mm / 120mm
Temperatura média anual: 24º / 25º
Elevação máxima: 387m, Monte Estância
Freguesias: Santa Isabel e S.João Baptista
Povoações: Rabil, Estância de Baixo, Bofareira, Cabeça dos Tarafes, Fundo das Figueiras, João Galego, Povoação Velha

DESCRIÇÃO

Boa Vista (também escrito Boavista) é uma ilha do grupo do Barlavento do arquipélago de Cabo Verde e a mais a leste, distando apenas 455 km da costa africana.

Ilha de mornas, de Aristides Pereira, o primeiro presidente de Cabo Verde, e de escritores como Germano de Almeida (prémio Camões 2018), Boa Vista possui  as mais extensas praias de Cabo Verde.

Muitos operadores internacionais já escolheram a Boa Vista pelo seu incrível potencial económico e ambiental.

O aeroporto internacional da ilha recebe mais de 40 voos semanais, com origem nas principais cidades europeias, e um volume de mais de 250 mil turistas anuais e uma taxa de ocupação que supera os 80% o ano todo!

Boa Vista é um fantástico paraíso para investimentos turísticos! Ainda tem grande  disponibilidade de terrenos para projetos turísticos.

Rui Cardoso Santos
Administrador Executivo
r.santos@sdtibm.cv
LinkedIn profile

Edna Tomar
Gestão de negócios
e.tomar@sdtibm.cv
LinkedIn profile

DADOS DE BOA VISTA

Fonte: INE - Instituto Nacional de Estatisticas

População

Turistas - Chegadas

Turistas - Dormidas

% ocupação hoteleira

Estabelecimentos

Numero de quartos

BOAVISTA / SAL - DADOS COMPARADOS

Fonte: INE - Instituto Nacional de Estatisticas

Turistas - Chegadas

  • Boavista
  • Sal

Turistas - Dormidas

  • Boavista
  • Sal

% ocupação hoteleira

  • Boavista
  • Sal

Numero de quartos

  • Boavista
  • Sal

MAIORES MARCAS HOTELEIRAS EM BOAVISTA

Presentes

riu logo
hotel iberostar logo
melia logo
decameron logo

Anunciados

Boa Vista, que tem mais da metade das praias de areia branca do país, também vem atraindo investimentos substanciais e espera dobrar o número de quartos até 2020:
– Meliá Hotels está abrindo seu primeiro resort em Boa Vista com 850 quartos em construção no início de 2018.
– Expansões foram feitas em 2016-17 das propriedades Riu e Decameron.
– Barceló Hotels iniciará seu prédio na primeira parte de 2019.
– Boa Vista também terá seu primeiro resort com um campo de golfe de 18 buracos em 2019.

CURIOSIDADES ESTATÍSTICAS SOBRE O MUNICÍPIO

GALERIA DE IMAGENS

0

1

2

3

4

5

6

7

0

1

2

3

VÍDEO PROMO TERRENOS

VÍDEO DO APLICATIVO OFICIAL