ILHA DO MAIO

Geografia

A ilha do Maio possui a maior área florestal do país.
As principais povoações, para além da Vila do Porto Inglês, são: Morro, Calheta, Morrinho, Ribeira D. João, Pai António, Praia Gonçalo, Figueira da Horta, Barreiro, Alcatraz e Pilão Cão. A mais populosa é a Vila do Porto Inglês, seguida de Barreiro e das povoações da costa ocidental: Morro, Calheta e Morrinho.
Entre o Maio e a Boa Vista encontra-se a maior parcela, cerca de 66%, da plataforma marítima do país. A seguir à ilha da Boa Vista, o Maio possui a maior concentração de espécies marinhas de Cabo Verde.
A ilha é dotada de extensas e belas praias, sobretudo nas costas Oeste e Sul/Sudoeste. Este facto, associado às águas cristalinas, são um dos potenciais a explorar no desenvolvimento turístico previsível para a ilha.

Demografia

A população está estimada em cerca de 6.828 habitantes (2016). Destes, 51,6% são do sexo feminino. Uma parte significativa da população da ilha é imigrante proveniente de outras ilhas, em especial de Santiago. A população entre os 15 e os 64 anos representa 61,4% do total, com os menores de 15 anos a constituírem 30,6% dos residentes.
A taxa de actividade é de 65,9% e a taxa de desemprego, em 2010, cifrava-se em 8,3%.

Potencialidades e aptidões turísticas

A ilha do Maio possui boas a muito boas condições para o turismo balnear, encontrando-se as melhores frentes de praia nas costas sul e sueste, com terrenos para a implantação de empreendimentos turísticos. É assim que, de um total de 2.054 hectares em ZDTI, 1.830 hectares estão situados junto a estas costas: ZDTI de Sul da Vila do Maio e ZDTI da Ribeira de D. João. Na costa oeste, encontra-se a ZDTI de Pau Seco, na baía do mesmo nome, uma área de grande beleza e riqueza ambiental. Existem igualmente outras áreas, com potencial para turismo ambiental.
A ocupação nas ZDTI prevê uma oferta turística de grande qualidade, assente em unidades de pequena a média dimensão, oferecendo uma grande diversidade de produtos e equipamentos de animação, para complementar as actividades balneárias.

Oportunidades de investimentos

Nessa pagina será possível encontrar informações sobre as possibilidades de investimentos na ilha do Maio: OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS

Área: 265 Km2
População: 6.828
Maior centro urbano: Cidade do Porto Inglês
Municípios: Maio
Grupo: Sotavento
Elevação máxima: 436m, Monte Penoso
Freguesias: Nossa Senhora Da Luz
Povoações: Morro, Calheta, Morrinho, Ribeira D. João, Pai António, Praia Gonçalo, Figueira da Horta, Barreiro, Alcatraz e Pilão Cão, Cascabulho, Figueira Seca, Lagoa, Monte Branco, Pedro Vaz, Porto Cais

DESCRIÇÃO

Em termos de desenvolvimento do turismo, o Maio é praticamente território virgem, com apenas 81 quartos, atualmente em oferta. Esta ilha é a próxima fronteira do desenvolvimento turístico em Cabo Verde, onde todas as lições aprendidas no Sal e na Boa Vista estão a ser usadas para projetar e implementar um modelo de turismo mais autêntico e inclusivo, com maior valor agregado local.

Sua proximidade com a capital do país (um voo de 10 a 15 minutos), juntamente com as suas praias deslumbrantes e imaculadas, habitações urbanas distintas e cultura, oferecem oportunidades únicas para o desenvolvimento de ofertas exclusivas de turismo.

Para saber mais informações, contacte-nos!

Rui Cardoso Santos
Administrador Executivo
r.santos@sdtibm.cv
LinkedIn profile

Edna Tomar
Gestão de negócios
e.tomar@sdtibm.cv
LinkedIn profile

DADOS DE MAIO

Fonte: INE - Instituto Nacional de Estatisticas

População

Turistas - Chegadas

Turistas - Dormidas

% ocupação hoteleira

Estabelecimentos

Nr. de quartos

À medida que o desenvolvimento avança no Maio, que tem um terço das praias do país, espera-se que ajude a diversificar o turismo de Cabo Verde oferecendo oportunidades para mergulho, turismo de natureza, ecoturismo e aventura, turismo cultural e pesca esportiva.

CURIOSIDADES ESTATÍSTICAS SOBRE O MUNICÍPIO

Dados Maio
Dados Maio
Dados Maio

GALERIA DE IMAGENS

0

1

2

3

4

5

6

7

0

1

2

3